GLO

Em cooperação com a Receita Federal, Operação Ponte Aérea apreende 127 kg de ilícitos

Durante a Operação GLO, droga foi apreendida no Aeroporto de Guarulhos nessa quinta-feira (23/11)
Publicada em: 24/11/2023 12:55
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marize Torres
Edição: Agência Força Aérea

A Operação Ponte Aérea, instituída pela Força Aérea Brasileira (FAB), segue somando esforços junto às outras instituições envolvidas na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos Aeroportos de Guarulhos e do Galeão. Dessa vez, a Operação de Cooperação resultou na apreensão de aproximadamente 127 kg de drogas no Aeroporto de Guarulhos, na manhã dessa quinta-feira (23/11).

Durante atividade de fiscalização realizada em colaboração com a Receita Federal Brasileira (RFB), foi identificada uma carga no terminal de exportação apontada com possibilidade de conter ilícitos. Assim, com apoio das equipes da FAB, a carga foi passada via raio-x e por equipe de cães de faro (K9) da RFB. Verificou-se que havia grande quantidade de tabletes de produto similar à cocaína, totalizando 127 kg, escondidos no interior de quatro fritadeiras industriais. Com os agentes da RFB, os militares da FAB empregados na operação auxiliaram a desembalar e contabilizar a droga, bem como na sua escolta à Polícia Federal para medidas cabíveis.

A carga apreendida seria exportada para Moçambique, no continente africano. O produto ilícito tem valor aproximado de U$ 1,2 milhão, equivalente à cerca de R$ 5,9 milhões.

GLO

Com o Decreto nº 11.765, de 1º de novembro de 2023, que envolve atuação das forças de segurança para combate ao crime organizado por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a FAB cumpre o seu papel com ações preventivas e repressivas colaborando com a Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Polícias Militar e Civil de ambos os estados, atuando na área operacional dos aeroportos internacionais do Galeão e de Guarulhos.  As ações abrangem as áreas de movimentação de bagagens, fiscalização de cargas suspeitas ou passageiros e funcionários que estejam na rotina dos aeroportos, com ajuda de cães farejadores, patrulhamento dos perímetros dos aeroportos com uso de viaturas e militares armados atuando em pontos sensíveis e realização de rondas nos saguões.

Até o momento da atualização dessa matéria, 736 pessoas e 178 veículos foram revistados, conforme as premissas de preservação da integridade física, psíquica e moral do revistado. As ações de patrulhamento somam 360 horas, enquanto as atividades de faro totalizam 43 horas, alcançando um volume de cerca de 10.000 metros cúbicos, o que equivale a aproximadamente 167 caminhões baú de grande porte. Ao todo, já foram aproximadamente 105 horas de operações em conjunto, ou seja, envolvendo outras forças de segurança e agências. 

Fotos: Sargento Néris / CECOMSAER e Receita Federal Brasileira